Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Dieta do doutor Atkins

Esta dieta gozou de grande popularidade desde que o médico norte-americano Robert C. Atkins publicou, em 1972, as suas teorias, num livro de grande difusão.

Tem como precursor a chamada dieta Banting. A história desta dieta começou em 1860 quando alguém sugeriu a William Banting — pesando 92 quilos e incapaz de perder peso — que se abstivesse de ingerir leite, manteiga, açúcar e batatas e unicamente consumisse carne e peixe. Perdeu assim 22 quilos.

A ideia fundamental desta dieta baseia-se em suprimir ou reduzir ao máximo os hidratos de carbono, embora seja, em contrapartida, rica em gorduras animais e colesterol.

E um regime cetogénico (formador de acetona) que, como grande vantagem, produz uma importante diminuição de apetite. No entanto, apresenta graves inconvenientes tornando-a desaconselhável. Causa uma deficiente eliminação de ácido úrico, com risco de proporcionar a doença da gota e litíase (formação de pedra no rim e na vesícula). O conteúdo desta dieta é pobre em vegetais e frutas, podendo, por isso, provocar uma carência de vitamina C e, além disso, uma considerável prisão de ventre.

É uma dieta mal tolerada, pois os alimentos, muito ricos em gordura, podem provocar distúrbios e intolerâncias na vesícula.