Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Dieta macrobiótica

Esta dieta combina de forma estrita a alimentação vegetariana com as ideias derivadas da filosofia zen-budista.

No mundo ocidental, os seus mentores afirmam que realizando este tipo de dieta se controla o peso e, além disso, não se sofre tipo algum de distúrbio. Fundam-se todas estas hipóteses na filosofia de Yin e do Yang.

De acordo com esta filosofia, todos os nossos problemas são originados pelas combinações incor-rectas do Yin e do Yang. Para a compreendermos, diremos que os alimentos Yin são passivos e os Yang activos. Precisando melhor, o facto quotidiano de cozinhar é Yin, mas quando se cozinha lentamente é Yang. O açúcar e a maioria das frutas são Yin, enquanto a carne e os ovos são Yang. Inclusivamente as vitaminas estão classificadas; as vitaminas B1 e B2, a niacina, o ácido fólico, a vitamina C e a B12 são Yin, enquanto as vitaminas A, D, E e K são Yang. Segundo esta filosofia, a saúde e o bem-estar dependeriam do equilíbrio entre o Yin e o Yang. Não existe nenhum argumento científico para tal classificação.

A dieta macrobiótica desenvolve-se em dez etapas que vão de uma alimentação positivamente adequada, se bem que baseada em ideias revolucionárias, passando, depois, por uma progressiva restrição de ali-mentos, até atingir a última etapa baseada num con-sumo exclusivo de cereais integrais. De acordo com esta teoria, o arroz integral seria o alimento mais perfeitamente equilibrado.

Esta dieta é deficiente em muitos nutrientes; na sua última etapa é escassa em proteínas e, quando se consomem, são de baixa qualidade por conterem os cereais poucas proteínas de considerável valor biológico. Também é deficitária em vitamina B2 e em vitaminas A, C e D. O seu conteúdo em cálcio e ferro é escasso e a sua absorção é dificultada pela presença de ácido fítico na casca dos cereais. Este regime produz prisão de ventre e fadiga; constituindo, portanto, uma dieta perigosa quando levada às últimas etapas.