Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Jejum

Jejum absoluto

Como se depreende, consiste em não ingerir nenhuma espécie de alimento. Contudo, bebe-se água à vontade, utilizam-se vitaminas e sais minerais. Esta dieta é cada vez menos utilizada, pois requer hospitalização e contínua vigilância médica. Além disso, os exíguos resultados k longo prazo não justificam o enorme sacrifício e desgaste do doente, especialmente porque quando se suspende o jejum absoluto é costume ganhar peso com rapidez.

Jejum compensado

Ao doente submetido a jejum é administrado um suplemento de proteínas, uma pequena quantidade de hidratos de carbono, ácidos gordos essenciais e minerais. São dietas de baixíssimo valor calórico pois apenas contêm umas 300 calorias; nelas as proteínas representam 60 % do valor calórico total.

Tal tipo de dietas só deve empregar-se nos casos de obesidade extremamente grave, dados os riscos que inevitavelmente apresentam em consequência do seu baixo poder calórico. Por isso só deve seguir-se sob estrito controlo médico e por vezes em regime hospitalar para se verificar uma mais rigorosa continuidade.

Apesar de existirem no mercado preparados comerciais de valor calórico muito baixo e ricos em proteínas, não se deve aconselhar ninguém a utilizá-los por iniciativa própria e sem adequada vigilância médica.