Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Os alimentos «light»

São alimentos com menor poder calórico que os seus análogos normais.

Alguns não contêm nenhuma caloria e, por conseguinte, podem ser consumidos pelas pessoas seguindo uma dieta de emagrecimento: por exemplo, as colas light.

Alguns destes alimentos com poucas calorias podem ser úteis aos obesos em tratamento. Por exemplo, os queijinhos em porções para barrar, baixos em gordura, contêm entre 25 e 50 calorias por unidade; portanto, podem substituir a margarina ou a manteiga. As compotas de regime não são realmente verdadeiros alimentos light. O seu maior interesse consiste em poderem ser consumidas pelos diabéticos, por conterem um açúcar especial chamado sorbitol que lhes é adequado. O sorbitol pode provocar, da mesma forma que o açúcar corrente, um aumento considerável de peso.

Os molhos de maionese light contêm quase tantas calorias como as maioneses normais, pelo que, habi-tualmente, não costumam ser úteis nas dietas de emagrecimento. O mesmo sucede com alguns queijos parcialmente magros; como a quantidade que podem consumir os indivíduos que estão seguindo uma dieta é tão pequena, preferem não experimentá-los.

Os edulcorantes artificiais como a sacarina, o ciclamato ou o aspartamo não têm valor calórico e podem ser utilizados moderadamente, até quatro ou cinco vezes por dia.

Regra geral, aconselhamos que perante um alimento etiquetado como light se leia cuidadosamente a composição que figura no rótulo; se existirem dúvidas acerca das suas propriedades e efeitos, dever-se-á recorrer ao médico.