Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Perguntas frequentes sobre a perda de peso

Há frutas proibidas nas dietas para perder peso?

Sim. O exemplo mais comum é o abacate, fruto gordo altamente calórico que se deve proibir neste género de dietas. Outro tanto acontece com a banana, com o dobro de açúcar das outras frutas. Pelo contrário, a melancia, dada a sua menor concentração de açúcar, pode comer-se à vontade.

Pode-se tomar sopa nas dietas para emagrecer?

A sopa obtida com a fervura durante longo tempo de diversos vegetais (cenoura, aipo, alho-francês, etc.) com carne ou ossos de frango ou de vitela, pode tomar-se à vontade, pois uma grande tigela apenas contém umas 20 calorias. Pelo contrário, a sopa resultante de ferver o osso do presunto, toucinho, orelha de porco, chouriço e outros derivados de porco é muito gordo e inadequado num plano de emagrecimento.

Podem consumir-se à vontade as bebidas ditas “light”, numa dieta para perder peso?

Sim, desde que o seu valor calórico seja zero, como acontece em algumas colas. E um erro considerar bebidas light as cervejas ou os aperitivos sem álcool, quando, na verdade, contêm bastante açúcar e têm, portanto, valor calórico.

Pode ser perigoso para um obeso praticar algum desporto requerendo muito esforço físico?

Sim, se não está convenientemente treinado. Assim, participar num desafio de futebol ou numa partida de ténis eventualmente põe à prova o coração do obeso. Normalmente a única crise que acontece é cansar-se muito e rapidamente. Seria recomendável que estas pessoas efectuassem um exercício físico suave e prolongado, seguindo, ao mesmo tempo uma dieta adequada.

Os idosos podem fazer uma dieta para perder peso?

Um idoso com peso excessivo deveria por vezes emagrecer para melhorar de uma artrose dos joelhos ou de uma insuficiência cardíaca ou respiratória, por exemplo. Deve justificar-se um plano dietético permitindo-lhe perder peso lentamente e nunca para atingir o “peso ideal”. É suficiente perder metade dos quilos que lhe sobram.

Uma dieta de emagrecimento pode provocar anemia?

A anemia, quer dizer, a falta de glóbulos vermelhos ou hematias, pode aparecer em pessoas seguindo dietas erradas, principalmente com falta de ferro. As dietas de emagrecimento desequilibradas, muitas vezes consumindo os mesmos alimentos todos os dias (“dietas monótonas”), podem provocar uma anemia. Mas as dietas com poucas calorias, bem confeccionadas, com alimentos de todos os grupos, não provocam anemia e podem seguir-se sem qualquer perigo. Existindo certa anemia antes de iniciar a dieta, dever-se-ia realizar principalmente o tratamento médico oportuno.

Porque se perde peso mais rapidamente no início de uma dieta que várias semanas depois?

Tal acontece porque, ao princípio, o organismo humano perde ao mesmo tempo gordura, hidratos de carbono e água. Posteriormente, o ritmo de perder peso é menor, já que no corpo se produz certo grau de adaptação a comer com menos calorias.

São recomendáveis as dietas vegetarianas para perder peso?

As dietas vegetarianas podem proporcionar muitas calorias se se comerem batatas fritas, grão-de-bico, arroz, massas ou azeite em quantidades elevadas. Os vegetais que têm poucas calorias são as verduras e as hortaliças. Assim, por conseguinte, não é muito adequado seguir uma dieta vegetariana com a ideia de emagrecer. É muito melhor seguir uma alimentação equilibrada baixa em calorias. Algumas pessoas com excesso de peso têm o hábito de comer só fruta um ou dois dias por semana. É um costume inofensivo que pode seguir-se sem perigo algum para a saúde.

A sauna serve para emagrecer?

A sauna provoca transpiração devida à combinação de temperatura e grau de humidade elevados. Perde-se, pois, uma boa quantidade de água (e de sódio), o que dá a impressão, se a pessoa se pesar seguidamente, que emagreceu meio quilo, um quilo ou talvez mais. Na verdade, com a sauna não se funde a gordura do corpo humano e, portanto, não se emagreceu, já que o organismo recupera a água eliminada nas horas seguintes, quer a partir de água potável, refrigerantes, infusões ou fruta, leite, ou outros alimentos. Não é, pois, para perder peso que se frequenta a sauna, mas por outros motivos, como a sensação de bem-estar posterior.

O mesmo pode dizer-se do peso que se pode perder após a transpiração motivada por um exercício físico realizado com uma veste impermeável tipo “canguru”.