Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

Intervenções cirúrgicas no estômago

Durante esta última década, efectuaram-se intervenções cirúrgicas mais agressivas e de maior envergadura com o fim de obter uma redução de peso nos pacientes obesos.

Uma destas técnicas consiste em reduzir o tamanho do estômago, de forma que a pessoa obesa se sinta saciada ingerindo pouca quantidade de alimentos. A redução do tamanho do estômago pode obter-se de vários modos: a forma mais fácil e menos pungente consegue-se sem necessidade de cortar nem suturar o estômago, com a mera colocação de uma pinça exterior que rodeia este órgão e o deixa convertido em duas pequenas bolsas. Os obesos emagrecem porque necessitam menor quantidade de comida para receberem a sensação de plenitude gástrica.

Nos anos setenta efectuaram-se intervenções cirúrgicas no intestino dos obesos para reduzir o espaço pelo qual deveriam circular os alimentos. Assim os pacientes podiam comer normalmente mas emagreciam por se lhes ter reduzido a superfície de absorção das substâncias nutritivas. Tais técnicas foram-se abandonado por originarem problemas por vezes extremamente perigosos.

Outra técnica que nos últimos anos se desenvolveu com êxito foi a colocação de um balão de plástico insuflável no interior do estômago a fim de diminuir a sensação de fome e alcançar a saciedade ingerindo menos quantidade de alimentos, o balão coloca-se e extrai-se através da boca com auxílio de um aparelho denominado fibrogastroscópio. Os resultados diferem de uns pacientes para outros. Desde logo, esta técnica aplica-se a obesos incapazes de seguirem correctamente uma dieta de emagrecimento.