Perda de Peso

Saiba como perder o peso em excesso.

Quer saber mais sobre a perda de peso? Subscreva nossa newsletter e receba informações por email.

O exercício físico

Não há dúvida que a prática de exercício físico aumenta o consumo calórico do corpo humano, especialmente se for suficientemente intenso e prolongado.

É sabido que as contracções musculares próprias dos movimentos queimam, por assim dizer, as reservas de glicose e de gordura que o organismo possui, o que evidentemente produz uma diminuição destas. De qualquer maneira, há pessoas com excesso de peso costumando levar uma vida eminentemente sedentária e não praticando nenhum tipo de desporto ou de exercício físico intenso, que realmente aumentam o consumo calórico do organismo.

Actividades tais como passear ou ir ao ginásio ou à piscina três vezes por semana efectuar exercícios moderados pouco servem para diminuir a acumulação exagerada de gordura, mas as suas vantagens são evidentes e foram postas em destaque por diversos autores. Efectivamente, comprovou-se que os obesos, passeando durante um par de horas por dia ou dedicando algum do seu tempo ao ginásio, perdem peso mais facilmente.

Isto pode interpretar-se da seguinte forma: as pessoas que aceitam o compromisso de efectuar um exercício físico de forma regular poderão “com espírito desportivo” aceitar seguir a dieta prescrita pelo seu médico. Por outro lado, o tempo ocupado na realização do exercício físico implica não estar em casa ou num bar comendo fora das horas habituais (precisamente um dos problemas dos obesos).

Por tudo isso, deve encorajar-se toda a gente que siga ou queira seguir uma dieta de emagrecimento a dedicar umas horas por semana, repartidas por três ou mais dias, a praticar algum desporto suave ou inclusivamente jogging, quer dizer, caminhar em passo ligeiro, evitando sempre o cansaço ou os esforços violentos.